A floresta Amazônica, sendo um vasto território de biodiversidade, é também um campo de pesquisa privilegiado no que diz respeito a diversidade de sons e culturas.
Residência Artística Virtual (I)
A primeira Residência Artística Virtual aconteceu entre agosto e outubro de 2022, com os artistas do projeto Thelmo Cristovam, EdBrass Brasil, Rodrigo Ramos e o artista sonoro suíço convidado, Dave Phillips.
Com base no material sonoro da Amazônia, capturado por Thelmo Cristovam nos arredores do Lago Mamori (AM) em 2006 e restaurado na primeira etapa do projeto, com a colaboração do material sonoro do artista Dave Phillips, capturado em Challua Cocha, Rio Napo e Yasuni National Park, na Amazônia Equatoriana em 2011, os 4 artistas, por meio de trocas de escutas e de criação em conjunto, desenvolveram 4 programas de rádios, divididos em 8 episódios de 27 minutos cada, tendo em cada programa a produção e criação de um artista responsável.
Os programas foram inicialmente transmitidos entre abril e junho de 2023 nas rádios Tsonami (Chile) e Rede Radio Art (UFMG e UFRJ – Brasil), além da Radio Bloc-Oral (Canadá). Entre julho e setembro de 2023 a série de programas vem sendo transmitida mensalmente pela Framework Radio (Letônia), Ressonance FM (UK) e Camp Radio (França) e serão disponibilizados também aqui no site (Obras). Boa escuta!
Residência Artística Virtual (II)
A segunda residência artística virtual ocorre entre os meses de junho a setembro de 2023, com o apoio suplementar do programa Ibermúsicas 2022, e reúne artistas residentes nos países Amazônicos – Renata Roman (Brasil), Ana Maria Romano (Colômbia), Sajjra Xhrs (Peru), Emí Pérez Vidal (Venezuela), artistas sonorxs de reconhecidas trajetórias artísticas, nos campos da ecologia acústica, gravação de campo e novas tecnologias, sintonizados com os desafios da nossa época.
A partir do material sonoro capturado na floresta amazônica, no Brasil em 2006, por Thelmo Cristovam, em Challua Cocha, Rio Napo e Yasuni National Park, na Amazônia Equatoriana em 2011, por Dave Phillips e no Peru, em 2015, por Sajjra Xhrs Galarreta, xs artistas, num processo híbrido de criação, trabalham coletivamente na criação de um álbum intitulado Amazônia Re-imaginada, que será composto de 4 faixas com duração de 10 minutos cada,
Neste trabalho, as noções de escuta pós-colonial, ancestralidades, territórios sonoros, são algumas das nossas ferramentas conceituais para abordar criativamente e reimaginar as paisagens sonoras da floresta amazônica, traçando uma poética inspirada nas suas diversas dinâmicas ecossistêmicas e nas atividades do antropoceno.
O álbum será masterizado no Brasil e lançado gratuitamente em plataformas digitais e em cassete, com edição limitada, pelos selos Aloardi (PE) e Sê-lo Netlabel (BR).